quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
"IMAGENS DA PEDALADA ECOLÓGICA - 10.12.2011"
Professora Kátia Regina e as alunas da Escola no Balneário Água Fria.
Na foto: Ozénias (Amigo da Escola), professora Ana Hilda, o proprietário do Balneário Água Fria: Luizinho, professor Tarcísio, professora Kátia Regina e professora Leonete.
Professora Gorete curtindo a emoção de ter ganhado um brinde no sorteio da Pedalada Ecológica no Balneário Água Fria.
"IMAGENS DA PEDALADA ECOLÓGICA - 10.12.2011"
Professor Edson entregando o Rádio ofertado pelas lojas Jomóveis ao ganhador no sorteio da Pedalada Ecológia no Balneário Água Fria.
A cara de felicidade da professora Gorete ao receber uma bolsa no sorteio da Pedalada Ecológica das mãos do professor Ceará no Balneário Água Fria.
Diretor da Escola Rio Caeté: Estelio Leite entregando o boné ao aluno sorteado, brinde sorteio da Pedalada
Ecológica no Balneário Água Fria.
"IMAGENS DA PEDALADA ECOLÓGICA - 10.12.2011"
Diretor da 1ª URE: Gleidson, Diretor da Escola Rio Caeté: Estelio Leite, Professora Leonete e as alunas que participaram da Pedalada Ecológica no Balneário Água Fria.
Os alunos que participaram da Pedalada Ecológica no Balneário Água Fria.
Na foto: professor Ceará, professora Leonete, professora Lucilene, professora Antônia Castro, professora Ivone, Vice- Diretora da Escola Rio Caeté: Milena e as alunas da Escola no Balneário Água Fria.
Na foto: Professor Marcos, Professor Ceará, Técnica pedagógica do turno da tarde: Rosinélia e as alunas da Escola no Balneário Água Fria.
"IMAGENS DA PEDALADA ECOLÓGICA - 10.12.2011"
Diretor de nossa Escola: Estelio Leite distribuindo os cupons do sorteio aos participantes da Pedalada Ecológica no dia 10.12.2011.
Professora Leonete e professor Tarcísio cortando os cupons do sorteio para serem entregues aos participantes da Pedalada Ecológica em 10.12.20011.
A concentração dos participantes da Pedalada Ecológica na frente da Escola Rio Caeté em 10.12.2011.
"PEDALADA ECOLÓGICA - 10.12.2011"
Obs: Imagem extraída do site: http://tribunadocaete.blogspot.com/
“PEDALADA ECOLÓGICA – 10.12.2011”
A pedalada ecológica era uma ideia a princípio de um simples passeio de bicicleta até o Balneário Água Fria somente entre os dois grupos dos “Guardiões da Natureza Rio Caeté", o grupo da manhã (2ºAno 201) e o grupo da tarde (1ºano 101). Quando propomos ao Diretor da Escola Estelio Leite esta ideia, ele nos sugeriu abrir o convite para toda a Escola, isto é aos alunos, funcionários, pais e comunidade escolar, concordamos e partimos para a preparação deste evento, a data escolhida foi 10.12.2011, a concentração foi marcada para às 7:30 em frente a Escola Rio Caeté.
Entramos em contato com a Polícia Federal, Polícia Civil, DEMUTRAN, Corpo de Bombeiros pedindo suporte e segurança durante o percurso até o Balneário Água Fria e aproveitamos para agradecer a estes órgãos o apoio e a presença de boa vontade e colaboração e parceria com a nossa Escola.
Agradecemos a Secretária de Educação Municipal de Bragança: Eulina Rabelo pela Bicicleta doada para o sorteio entre os participantes da pedalada e também agradecemos as Lojas Jomóveis, na pessoa do Senhor Pires pelo rádio que foi sorteado na chegada no Balneário Água Fria, os ganhadores ficaram felizes.
Durante a divulgação do evento nos unimos com os outros projetos ambientais da Escola: Ambientalistas Rio Caeté e COM-VIDAS Rio Caeté (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) fizemos várias equipes para convidar em todas as salas e em todos os 3 turnos da Escola: manhã, tarde e noite, providenciamos panfletos, cartazes e preparamos até um mural sobre as vantagens de andar de bicicleta. Recomendamos aos participantes da pedalada levar sua garrafinha com água, boné, cadeado para bicicleta, protetor solar, lanche e pedimos que quem pudesse fosse de blusa verde... e aproveitamos para agradecer de coração todos os participantes desta pedalada, alunos, funcionários, pais e comunidade local.
Outra novidade foi o torneio que os professores Edson e Marquinho organizaram no Balneário Água Fria, a quem participou curtiu muito esse momento de pura adrenalina. Aqui também deixamos registrado os nossos agradecimentos a estes professores pelo apoio ao evento. Não podemos deixar de agradecer ao proprietário do Balneário Água Fria: Sr. Luizinho, que colocou a disposição suas instalações, como: o campo, a piscina, banheiros e os serviços da alimentação a todos os participantes desta Pedalada Ecológica.
Não podemos deixar de mencionar de nosso locutor oficial professor Ceará que foi no carro som dando uma verdadeira aula de Educação Ambiental e cidadania, falando das questões ambientais, do cuidado com o lixo, da responsabilidade ambiental, da nossa postura como cidadãos comprometidos com a qualidade de vida e com o futuro de nosso planeta... ao professor Ceará, este líder nato agradecemos pelas dicas e informações ambientais !!!
Na reunião de avaliação dos pontos positivos e negativos deste evento com o grupo dos Guardiões da Natureza Rio Caeté, chegamos a conclusão que valeu apena o esforço, a aventura de pedalar, as dicas e as informações sobre o meio ambiente do professor Ceará, o banho de rio, o torneio, sem falar da emoção de querer ser contemplado no sorteio e ganhar uma bicicleta linda ... e depois pedalar em uma bicicleta é muito bom, dá aquela sensação de liberdade, de voar... de acima de tudo estar em um meio de transporte que não polui o meio ambiente... e ainda ajuda queimar umas calorias... a pedalada foi um sucesso e devemos este sucesso aos participantes e todos que se empenharam neste evento... por isto aceitem os nossos sinceros agradecimentos em nome do grupo os Guardiões da Natureza Rio Caeté !!!
Obs: Veja neste blog algumas imagens da Pedalada Ecológica da Escola Rio Caeté !!!
"MURAL PARA A PEDALADA ECOLÓGICA"
“MURAL PARA A PEDALADA ECOLÓGICA”
No dia 24.11.2011, os alunos que fazem parte do Projeto Guardiões da Natureza Rio Caeté, da turma do 2º ano 201 da manhã, preparam o mural com informações, curiosidades e dicas sobre a importância de andar de bicicleta, além de cartazes para a divulgação deste evento que envolveu toda a comunidade escolar.
Algumas destas informações e dicas e curiosidades já foram postadas neste blog e outras colocaremos depois, pois andar de bicicleta é uma verdadeira aventura, sem falar que é um meio de transporte que não polui o meio ambiente e ainda deixa seus praticantes em boa forma física... confira as nossas postagens e incentive outros a desfrutar de uma boa pedalada.
A bicicleta é um dos inventos mais criativos e geniais, pela praticidade, pela utilidade, pelo prazer e por ser um veículo antipoluente, por isto este invento merece até uma poesia !!!
“A BICICLETA E SUA LOCOMÇÃO”
A bicicleta não polui o meio ambiente
olha que ação inteligente!
Bicicleta não é coisa só de adolescente
Mas sim de toda a gente.
olha que ação inteligente!
Bicicleta não é coisa só de adolescente
Mas sim de toda a gente.
Em vez de andar de carro
podemos andar de bicicleta
olha que ação esperta.
podemos andar de bicicleta
olha que ação esperta.
A Bicicleta é fácil de pedalar
é muito mais fácil de estacionar.
é muito mais fácil de estacionar.
A Bicicleta serve
tanto para trabalhar ou passear
para a prática de esportes
já sabemos a quem chamar.
tanto para trabalhar ou passear
para a prática de esportes
já sabemos a quem chamar.
A minha bicicleta tem dois pedais
mas quando ando nela tem muito mais.
mas quando ando nela tem muito mais.
A bicicleta é uma combinação perfeita
de atenção e concentração.
de atenção e concentração.
A gente pede socorro gritando
o mundo pede implorando
“Ande de bicicleta” Salve o nosso planeta.
Vamos minha gente, criança, idoso e adolescente
a bicicleta me guia
esta é a minha poesia.
esta é a minha poesia.
Autora: Jennifer Nayara dos Reis, 10 anos
(Vencedora do concurso de redação durante a Copa Internacional de MTB em Araxá)
Obs: Esta poesia foi retirada do site:
http://mobilidadeurb.posterous.com/garota-de-10-anos-ganha-concurso-com-poesia-s
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
"VANTAGENS DE ANDAR DE BICICLETA"
“VANTAGENS DE ANDAR DE BICICLETA”
"DEZ MOTIVOS PARA VOCÊ PEDALAR JÁ!"
Andar de bike emagrece, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress e deixa a gente feliz. O melhor é que, além de fazer bem para o corpo e para a cabeça, preserva o meio ambiente e garante um futuro melhor. Então, força no pedal: use a bicicleta como meio de transporte alternativo e descubra um jeito delicioso de entrar em forma e salvar o planeta.
Se quer ficar em forma, levantar o astral e colaborar com o planeta...Pedalar é tudo de bom para deixar o corpo malhado e a mente tranqüila. Sem contar que a bike não polui o ambiente e não faz barulho, garantindo um mundo melhor.
É verdade que andar de bicicleta nas grandes cidades brasileiras não é fácil, porque falta infra-estrutura. Mas tudo está melhorando: um bicicletário aqui, uma ciclovia ali...
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estima que mais de 24 milhões de pessoas pedalam todos os dias. Dessas, cerca de 53% usam a bike como meio de transporte. Ou seja: tem bastante gente descobrindo que circular por aí de bicicleta é uma mão na roda.
Apesar de ter que driblar carros, ônibus e poluição, você chega ao destino final disposta e feliz. “E não precisa pedalar quilômetros e quilômetros para obter benefícios. Indo de bike até a padaria diariamente, por exemplo, seu fôlego melhora e você ganha mais ânimo. Além disso, cada pedalada representa uma contribuição e tanto para a economia de poluentes na atmosfera”, garante Marcelo Hendel, professor de educação física e especialista em treinamento de mountain bike, de Campinas (SP).
Portanto, tire a bicicleta da garagem e também adote essa idéia. Você vai notar que o mundo de cima de uma bike é muito mais divertido. Pronto para experimentar?
Portanto, tire a bicicleta da garagem e também adote essa idéia. Você vai notar que o mundo de cima de uma bike é muito mais divertido. Pronto para experimentar?
VANTAGENS DE ANDAR DE BICICLETA:
1. EMAGRECE:
Andar de bike é um exercício aeróbico, portanto queima calorias. O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Mas a média é de 400 calorias por hora (para uma pessoa com 60 quilos).
2. AUMENTA O FÔLEGO:
2. AUMENTA O FÔLEGO:
Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem pedala habitua os pulmões a essa sobrecarga.
3. DEIXA AS PERNAS TORNEADAS:
3. DEIXA AS PERNAS TORNEADAS:
A musculatura dessa região é bem solicitada durante a pedalada. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. O aumento de massa muscular, no entanto, é discreto – nada que se iguale a um treino de musculação. Mas como andar de bike também queima o excesso de gordura, a definição fica evidente.
4. EXERCITA A CABEÇA:
4. EXERCITA A CABEÇA:
O momento em que você está em cima da bike é aquele em que as grandes idéias surgem. Esse fato tem tudo a ver com o exercício. Fazer uma atividade aeróbica regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. Porém, isso regride quando você para de se exercitar.
5. ECONOMIZA DINHEIRO:
5. ECONOMIZA DINHEIRO:
Ao trocar o carro pela bike, você deixa de gastar uma tremenda grana com combustível. Isso significa um bom saldo na conta bancária.
6. ALIVIA O STRESS:
6. ALIVIA O STRESS:
Como qualquer outro exercício, pedalar estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Ou seja: ao final da pedalada, você vai ganhar uma tremenda disposição para enfrentar o dia-a-dia.
7. AJUDA A SALVAR O PLANETA:
7. AJUDA A SALVAR O PLANETA:
Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2 ). E a maior parte dele vem da queima de combustíveis. Esse gás, quando presente na atmosfera, forma uma barreira, impedindo que a radiação solar refletida pela superfície da Terra volte para o espaço – criando, assim, o efeito de uma estufa. Com isso, as temperaturas do ar, dos oceanos e dos lagos aumentam e as funções dos ecossistemas começam a mudar. Segundo especialistas, já existe um volume de CO2 na atmosfera que vai afetar a nossa vida por mais de 100 anos. Ao andar de bike, você não lança dióxido de carbono, ajudando a reduzir as concentrações do gás e deixando o planeta menos poluído.
8. PREVINE DOENÇAS:
8. PREVINE DOENÇAS:
Se pesquisar a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias de tantos estudos que existem... Quem pedala mantém o organismo ativo e não deixa que vários mecanismos enferrugem. Você fica resistente a várias doenças, como osteoporose e problemas cardíacos.
9. DRIBLA OS CONGESTIONAMENTOS NO TRÂNSITO:
9. DRIBLA OS CONGESTIONAMENTOS NO TRÂNSITO:
A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito.
10. FACILITA CONHECER A CIDADE:
10. FACILITA CONHECER A CIDADE:
Presa dentro do carro, você nem imagina quanta coisa bacana é possível encontrar nas ruas e avenidas da região onde mora. Sentada na bicicleta, além de sentir aquele vento gostoso no rosto, que dá sensação de liberdade, seu campo de visão se amplia e você consegue visualizar melhor o ambiente.
Obs:Trechos do artigo:"Dez motivos para você pedalar já!", da autora: Christina Biltoveni, e foi retirado do site: http://ciclofemini.com.br
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
"O REFORMADOR DO MUNDO"
Obs: Imagem extraída do site: www.cancaonova.com/
“O REFORMADOR DO MUNDO”
Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava todo errado e a natureza só fazia asneiras.
- Asneiras, Américo?
- Pois então?! Aqui mesmo, neste pomar, tens a prova disso. Aí está uma jabuticabeira enorme, sustendo frutas pequeninas, e lá adiante uma colossal abóbora, presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser organizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a abobeira e as abóboras para a jabuticabeira. Não achas que tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e que só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
- Mas o melhor, concluiu, é não pensar nisto e tomar uma soneca, à sombra destas árvores, não achas?
E Pisca-Pisca, piscando-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo acima, à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!
De repente, no melhor da festa, plaft! Uma jabuticaba que cai e lhe esborracha o nariz!
Américo desperta de um pulo; pisca, pisca; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não é tão mal feito assim.
E segue para casa, refletindo:
- Que espiga!... Pois não é que, se o mundo fosse arranjado por mim, a primeira vítima teria sido eu? Eu Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora, por mim posta em ligar da jabuticaba? Hum !... Deixemos de reformas. Fique tudo como está, que está muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida em fora, mas desde então, perdeu a cisma de corrigir a natureza.
Monteiro Lobato (opus citatum)
ESPINHEIRA, Ariosto. Infância Brasileira para a Quarta série primária, pp. 60-61. 187. ed. S. Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.
Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava todo errado e a natureza só fazia asneiras.
- Asneiras, Américo?
- Pois então?! Aqui mesmo, neste pomar, tens a prova disso. Aí está uma jabuticabeira enorme, sustendo frutas pequeninas, e lá adiante uma colossal abóbora, presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser organizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a abobeira e as abóboras para a jabuticabeira. Não achas que tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e que só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
- Mas o melhor, concluiu, é não pensar nisto e tomar uma soneca, à sombra destas árvores, não achas?
E Pisca-Pisca, piscando-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo acima, à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!
De repente, no melhor da festa, plaft! Uma jabuticaba que cai e lhe esborracha o nariz!
Américo desperta de um pulo; pisca, pisca; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não é tão mal feito assim.
E segue para casa, refletindo:
- Que espiga!... Pois não é que, se o mundo fosse arranjado por mim, a primeira vítima teria sido eu? Eu Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora, por mim posta em ligar da jabuticaba? Hum !... Deixemos de reformas. Fique tudo como está, que está muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida em fora, mas desde então, perdeu a cisma de corrigir a natureza.
Monteiro Lobato (opus citatum)
ESPINHEIRA, Ariosto. Infância Brasileira para a Quarta série primária, pp. 60-61. 187. ed. S. Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.
Obs: Texto retirado do site: http://cantinhodaleitura2009.blogspot.com/
REFLEXÃO SOBRE ESTA ESTÓRIA:
REFLEXÃO SOBRE ESTA ESTÓRIA:
Esta estória: “O REFORMADOR DO MUNDO”, do autor: Monteiro Lobato, muita engraçada por sinal, nos leva a uma profunda reflexão, quando pensamos em nossa sociedade capitalista, na qual os “donos do poder”, incorporam este personagem desta estória: “Américo Pisca-Pisca” e em nome do “dinheiro”, da arrogância, da ganância, destroem e abusam da natureza , só a diferença desta estória é que as consequências nós sofremos juntos, por que moramos na mesma casa: PLANETA TERRA. Comentando sobre esta problemática ambiental na obra: “PENSAMENTO ECOLÓGICO: REFLEXÕES,CRÍTICAS SOBRE MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL”, o autor Vilmar Berna, alerta:
“As consequências dessa “corrida” por um tipo de progresso insustentável não vão acabar com o Planeta no futuro, pois isso já está ocorrendo no presente. Como exemplos, há a maciça extinção de espécies e ecossistemas, o efeito estufa, os buracos na camada de ozônio, as mortes prematuras nas cidades resultantes da poluição do ar, água, solo etc. A Terra está sendo destruída em cada um desses lugares, onde o desenvolvimento sem controle deixa desertos, muita miséria e fome” (BERNA, 2005,p. 13).
E sobre a falta de consciência e sensibilidade com as causas ambientais, Vilmar Berna, nos lembra:
“Talvez o mais difícil seja compreender que nossa espécie não é a proprietária do Planeta, por isso não pode fazer com a natureza o que quiser. Por mais especial que possa parecer, o ser humano não é mais importante que qualquer outra espécie já que, na natureza, tudo está interrelacionado. Como afirmou o Cacique Seatle, em 1855, antes de inventar o termo ecologia: “ O que fere a Terra fere também os filhos da Terra”. Não podemos usar e abusar do Planeta, sem sofrer as consequências disso” (BERNA, 2005, páginas: 80 e 81).
E se não queremos que a nossa raça humana seja extinta precisamos rever nossa relação com a natureza como aconselha Vilmar Berna: “Agora a espécie humana vive a realidade de precisar rever suas relações com a natureza, sob pena de decretar a própria extinção” (BERNA, 2005, p. 94). Este autor ainda faz a seguinte observação: “ ...o ser humano é a única espécie em condições de alterar profundamente seu meio ambiente”( BERNA, 2005, p. 111). E quando falamos de alterações incluímos, tanto as alterações positivas, como as negativas em relação ao meio ambiente.
Vilmar Berna também lança este desafio a todos nós moradores desta casa: O Planeta Terra:
“Se fomos capazes de interferir na natureza para piorar as coisas, também somos capazes de medidas concretas para ajudar o meio ambiente. Com toda a certeza, o Planeta vai sobreviver sem nós, talvez um pouco mais a feio e arranhado, mas é impossível sobrevivermos sem a Terra” (BERNA, 2005, p.79).
Portanto, nós como o personagem desta estória: Américo Pisca-Pisca podemos rever nossa postura e atitude ambiental, nós enquanto sociedade civil, governantes, empresários, ONGs, podemos fazer nossa pequena parte, conscientes e sensíveis a estas causas ambientais tem tudo haver com a nossa sobrevivência, com a nossa vida.
Portanto, nós como o personagem desta estória: Américo Pisca-Pisca podemos rever nossa postura e atitude ambiental, nós enquanto sociedade civil, governantes, empresários, ONGs, podemos fazer nossa pequena parte, conscientes e sensíveis a estas causas ambientais tem tudo haver com a nossa sobrevivência, com a nossa vida.
Obs: Esta Obra: "Pensamento Ecológico: Reflexões Críticas sobre o Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social" do autor: Vilmar Berna, teve grandes influências positivas na minha escolha de tentar fazer algo pelas questões ambientais, por isto indico como uma boa leitura para aqueles que querem conhecer mais sobre o assunto. Como professora de Filosofia faço a minha pequena parte e sinto um enorme prazer de acompanhar de perto e fazer parte dos Projetos Ambientais da Escola na qual trabalho o e convido você a visitar os nossos blogs de divulgação de nossas pequenas ações, o endereço deles são:
http://guadioesdanaturezariocaete.blogspot.com/
http://comvidasriocaete.blogspot.com/
http://ambientalistasriocaete.blogspot.com/
Comentários feitos por: kátia Regina Corrêa Santos.
Obs: Bibliografia utilizada para o comentário:
Obra: “Pensamento Ecológico: Reflexões críticas sobre o Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social”, Autor: Vilmar Sidnei Demamam Berna, São Paulo: Paulinas, 2005.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
"MURAL COM O TEMA: 21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE"
A turma do 1º ano do Ensino Médio - 101 do turno da tarde, que assumiram o Projeto: Guardiões da Natureza Rio Caeté. Nas fotos do dia 12.09.2011, os alunos estão dando os acabamentos finais no mural com o tema: "21 de setembro - Dia da Árvore". Observando que as informações deste mural estão neste blog em postagens anteriores.
"MURAL COM O TEMA: 21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE"
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio - 101 Tarde, que assumiram o Projeto: Guardiões da Natureza Rio Caeté.Nas fotos do dia 12.09.2011 os alunos estão desenhando árvores, frutas e flores para ornamentar este mural educativo com o tema: "21 de setembro - Dia da Árvore". Observando que as informações deste mural estão neste blog em postagens anteriores.
"MURAL COM O TEMA: 21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE"
A turma do 1º ano do Ensino Médio - 101 do turno da tarde assumiu o projeto dos Guardiões da Natureza Rio Caeté e estão com muitos planos para continuar desenvolver este projeto na Escola Rio Caeté, estas fotos foram tiradas no dia 12.09.2011, e mostram esta galera em ação arrumando o mural com o Tema: "21 de setembro - Dia da Árvore". Observando que as informações sobre este tema estão postados neste blog em postagens anteriortes.
sábado, 17 de setembro de 2011
"DIA DA ÁRVORE - 21.09.2011"
Obs: Imagens extraída do site: stoa.usp.br
“DIA DA ÁRVORE – 21 DE SETEMBRO”
Domingo, foi dia de descanso e reflexão,
fui passear fui visitar a floresta
respirar o oxigênio que ela nos dá
aproveitar a sombra que ela empresta
e que bem que tudo faz ao coração.
fui passear fui visitar a floresta
respirar o oxigênio que ela nos dá
aproveitar a sombra que ela empresta
e que bem que tudo faz ao coração.
Uma bela homenagem, hoje é o seu dia
então, sentei-me à sombra a descansar
peguei na caneta e comecei a escrever
uns versos para que todos possam ler
a homenagem justa, à árvore e à poesia.
Como eu senti bater alegre meu coração
depois de ter admirado toda a beleza
da floresta que ajudou a me inspirar
em pensamento me ajudou a criticar
a destruição da Amazônia: por qual razão?
Autor: Alberto da Fonseca
Obs: Poesia retirada do site:
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=126017#ixzz1X7bSob9s
"DIA DA ÁRVORE - 21.09.2011"
Obs: Imagem extraída do site: www.baixaki.com.br
“DIA DA ÁRVORE”
Autor: Gilson Lira
Obs: Poesia retirada do site: http://www.poesias.omelhordaweb.br/index.php?cdpoesia=21021
“DIA DA ÁRVORE”
De sua importância relembro
quando chega 21 de setembro.
A ela devemos o oxigênio
e isso é uma coisa de gênio.
quando chega 21 de setembro.
A ela devemos o oxigênio
e isso é uma coisa de gênio.
Sobre ela nós meditamos,
as aves habitam seus ramos.
À sua sombra descansamos
e o cansaço evitamos.
as aves habitam seus ramos.
À sua sombra descansamos
e o cansaço evitamos.
Quanto se faz morta,
alguém produz uma porta
do que sobra da madeira.
alguém produz uma porta
do que sobra da madeira.
Para evitar o esgotamento,
é preciso o reflorestamento
de toda reserva brasileira.
é preciso o reflorestamento
de toda reserva brasileira.
Autor: Gilson Lira
Obs: Poesia retirada do site:
"DIA DA ÁRVORE - 21.09.2011"
Obs: Imagem extraída do site: flog.clickgratis.com.br
Uma árvore é uma amiga,
“AS ÁRVORES E A POESIA”
Uma árvore é uma amiga,
que se pode semear,
com um pequeno e simples gesto,
para a floresta completar.
Ao regarmos uma árvore,
ela cresce lentamente,
ganha raízes, folhas...
e fica grande, finalmente!
Se passarmos numa árvore,
ouvimos os passarinhos,
fazem um lindo musical,
cantando nos seus ninhos.
Uma árvore dá muitas coisas:
o papel, a madeira,
isso tudo, e muito mais,
e também dá muitas vezes,
abrigo aos animais!
Autora:Constança
(aluna do 3º ano da EB1 Conde Ferreira)
Obs: Poesia retirada do site:
http://oeiras-a-ler.blogspot.com/2007/03/arvore/rvore-e-poesia.html
"DIA DA ÁRVORE - 21.09.2011"
Obs: Imagem extraída do site: fotoseimagens.etc.br
“A ÁRVORE”
Criança , a árvore merece,
a nossa estima sincera,
dá frutos doces no outono,
e flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore,
a quem tanto nós devemos,
desde a madeira da porta,
ao lápis com escrevemos.
Na sombra da árvore amiga,
pensa bem no teu destino,
pois dela foi feito,
o teu berço pequenino.
Autor: Raul Aroeira Serrano
Obs: Poesia retirada do site:
Assinar:
Postagens (Atom)