terça-feira, 23 de outubro de 2012

"PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE"



"PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE"


 
Este texto foi escrito visando a preservação do ambiente em que vivemos e traz atitudes fáceis e práticas que você mesmo pode tomar para tornar o mundo um lugar mais agradável e seguro de se viver. Nele também abordamos o trabalho que  algumas entidades vêm realizando em prol da conservação das condições de vida saudável no nosso planeta. 

O que VOCÊ pode fazer para preservar o meio ambiente: 

A  decisão de  proteger  os  ambientes  naturais  e  controlar  a poluição não está  apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo  na  rotina  diária de cada cidadão  comum do planeta. Abaixo, as atitudes  que  você  pode tomar,  seguindo o  lema:  "Pense globalmente, aja localmente". 

Reduza desperdícios de toda ordem. Quanto mais recursos são desperdiçados, tanto a mais é preciso tirar do meio ambiente.   Evite o consumo desnecessário de energia. Não há produção de energia  sem   impacto  ambiental. Compre eletrodomésticos e lâmpadas eficientes, mantenha seus aparelhos sem vazamentos, não deixe luzes acesas. Opte por residências com boa iluminação natural, use aquecimento solar.  Reduza o uso de veículos, sobretudo em dias de inversão térmica. Pelo menos uma vez por semana, deixe seu carro em casa. 

Recicle seu lixo. Separe papéis, garrafas, vidros, plásticos e latas entregue a sucateiros. A reciclagem diminui a demanda por matérias-primas virgens e reduz o consumo de energia. Evite os descartáveis. Embalagens de espuma, frascos “one-way”, latas de cerveja e plástico são materiais difíceis de degradar no ambiente. Também provocam poluição atmosférica, quando queimados. Reduza o consumo de água. A água encanada demanda energia e tratamento para chegar até sua casa. Evite vazamentos e desperdícios.  

Boicote produtos que causam impacto ambiental, como spray com CFC.  Boicote alimentos e mercadorias  que implicam na morte de animais selvagens ou dano à flora: palmito silvestres, xaxins, orquídeas, atum, tartaruga (carne, ovos e subprodutos do casco), colares de coral, casacos de pele, bolsas e cintos de jacaré, peças de marfim.  Não compre animais silvestres para criar em casa. Não estimule o comércio ilegal da fauna. Micos, macacos, onças, tucanos, araras, papagaios, tartarugas, peixes ornamentais fazem falta na natureza. Tenha mascotes nascidos e criados em cativeiro. 

Não jogue lixo na natureza ou nas ruas das cidades. Não deixe um rastro de sujeira por onde passa. Use corretamente produtos químicos, pesticidas, substâncias tóxicas. Verifique a destinação adequada dos restos. Não contamine o lixo e o esgoto de sua cidade.  Proteja parques, áreas verdes, praias, rios e mares. Não compre lotes irregulares no litoral. Não construa sobre o  mangue.  Outra maneira de preservar o meio ambiente é reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo. 

LIXO: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR 

Você sabia que grande parte do nosso lixo pode ser reaproveitado, reduzido ou reciclado? Comece por observar o que você joga fora todos os dias. Veja a seguir como diminuir este lixo:  

Reduzindo o lixo  Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizados; evite comprar alimentos com embalagens desnecessárias; prefira, sempre que for possível, produtos com vasilhame reaproveitável;  escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado;  não jogue lixo no chão. Evite desperdício.  Reaproveitando o lixo Jornais e papéis velhos podem ser vendidos ou doados aos catadores de papel que percorrem as ruas da sua cidade. 

Compre sempre que possível bebidas com embalagens de vidros retornáveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas; procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas, diminuindo assim as sobras que vão para o lixo;  roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros, portanto, não os jogue fora, doe a instituições e bazares de caridade. Latas e peças de metais sem utilização devem ser vendidas para os catadores ou ferro velho existentes na cidade.  

RECICLANDO O LIXO:

A indústria da reciclagem cuida de transformar componentes do lixo como o vidro, papel, metal e plástico em matéria-prima, para novos produtos.  Reciclando, preservamos a qualidade da nossa vida e evitamos a formação de lixões; sendo que ao reaproveitarmos o lixo estamos contribuindo para a utilização mais adequada dos recursos naturais.

O que devemos fazer para tornar a reciclagem viável para todos? 

Reduzir a quantidade do lixo produzido; proceder ao acondicionamento seletivo do lixo. O acondicionamento seletivo do lixo consiste na separação de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. 

Por que é importante reciclar? 

Diminui a exploração de recursos naturais e o consumo de energia; melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população; contribui para diminuir a poluição do solo, da água e do ar; prolonga a vida útil de aterros sanitários e melhora a produção de composto orgânico; gera emprego para a população não qualificada; gera receita pela comercialização dos recicláveis; contribui para formar uma consciência ecológica e para valorização da limpeza  urbana. 

Reciclagem de Papel: 

Separe: Jornais, revistas,embalagens,caixas,formulários, cadernos, etc.A cada 50 quilos de papel reciclado estamos evitando que uma árvore seja cortada.O papel pode ser reciclado várias vezes, dependendo do tamanho de suas fibras.  

Reciclagem de Vidro: 

Separe: Vasilhame nas cores: âmbar, verde ou transparente (garrafas, copos, cacos de vidro). Um quilo de vidro usado transforma-se em um quilo de vidro novo. Não há perda de matéria-prima, praticamente não produz resíduo e economiza 30% de energia  elétrica. 

Reciclagem de Metal: 

Separe:  Latas, fios, pregos, grampos, arames, panelas, alumínios, talheres, cobre, etc. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a retirada de cinco toneladas de minério bauxita e 95% de energia elétrica. 

Reciclagem de Plástico:

Separe: Plástico filme (mole), plástico duro. A reciclagem do plástico economiza produtos derivados de petróleo. Os plásticos serão transformados, em sua maioria, em produtos como engradados, tubulações para esgoto, sacos de plástico, sacolas, baldes, etc. 

Matéria Orgânica: 

Separe: Restos de comida, folhagens, produtos de poda, bagaço, palhas, cascas de frutas, ovos e verduras.  Esses materiais podem ser levados às usinas de compostagem, onde serão transformados em adubo orgânico.  

Compostagem do lixo:  

A compostagem do lixo é a produção do adubo orgânico a partir do lixão não reciclável e, sempre que possível, deverá estar associada a um processo de recuperação dos subprodutos recicláveis do lixo. 

A reciclagem de materiais encontrados no lixo é de grande importância sobre o aspecto ambiental, sanitário, social, econômico, pedagógico e político. A coleta seletiva, o reaproveitamento, a redução e a reciclagem do lixo são soluções mais adequadas para se resolver o grave problema do lixo no planeta. A participação de cada um e da comunidade é a base para solução do problema. Separar o lixo não é uma tarefa difícil, requer apenas mudança de hábito e um pouco de boa vontade. 

Alguns materiais NÃO são recicláveis, como: lâmpadas, cristais, louças, celofane, porcelana, pneus,  espumas, isopor, papel laminado, papel carbono, fralda descartável e absorvente higiênico, filtro de ar  de veículos, papel higiênico, retalho de tecido e carpete.


Fonte: www.sagradomarilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário