sexta-feira, 18 de maio de 2012

"ÉTICA AMBIENTAL" ( 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)


Obs: Imagem extraída do site: animais.culturamix.com


"ÉTICA AMBIENTAL" (05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)



O termo "ÉTICA", vem do grego "ETHOS", cujo o significado etimológico é "MODO DE SER ou MODO DE AGIR",  que tem a ver com o "COMPORTAMENTO DO SER HUMANO". ÉTICA é um ramo da FILOSOFIA que estuda o comportamento do ser humano e o seu valor. E quando se trata de ÉTICA AMBIENTAL este conceito se amplia porque trata da forma de agir do ser humano em relação ao meio ambiente, a natureza ao seu compromisso e responsabilidade em relação ao planeta Terra ou seja sua morada, sua casa, seu habitat.


Pensando nesta realidade da Ética Ambiental na qual precisamos desenvolver dentro nós este modo de agir responsável e comprometido com as questões ambientais que dizem respeito a nossa própria sobrevivência no planeta Terra lembramos do "Conto do Beija-flor":



"Conta-se que certo dia houve um grande incêndio na floresta e todos os animais começaram a fugir para se salvar do incêndio, em meio a confusão geral os animais olharam e observaram algo curioso, o Beija-flor ia até o rio mergulhava o bico na água apanhava algumas gotinhas de água e voava até as labaredas de fogo e deixava cair sobre elas com o intuíto de apagar o incêndio na floresta. Os animais chamaram o Beija flor de louco e disseram que ele sozinho jamais apagaria aquele incêndio, então ele respondeu: MAS EU ESTOU FAZENDO A MINHA PEQUENA PARTE."



Acreditamos que todos nós podemos fazer esta pequenina parte em relação a responsabilidade com o planeta terra, com as questões ambientais isto é viver a ética ambiental, pois diz respeito a nossa postura, ao nosso modo de agir  comprometido como cidadão do mundo. 



Às vezes coisas tão pequenas fazem a diferença como: toda vez que trocamos tomar um refrigerante de uma garrafa plástica por uma de vidro as chamas "ks", estamos diminuindo o lixo, quando não jogamos o lixo no chão estamos cuidando do meio ambiente que vivemos, cada vez que economizamos água ou energia elétrica estamos reduzindo o consumo dos recursos naturais, quando escolhemos comprar produtos de empresas comprometidas com a preservação ou a sustentabilidade ambiental estamos incentivado outras empresas a abraçarem esta causa ambiental, até mesmo buscando informações ou até fazendo parte de um pequeno projeto ambiental ou qualquer pequenina ação pelo planeta terra, o importante é lembrar que o nosso modo de agir sempre fará a diferença, bem como já dizia Mahatma Gandhi: "As palavras convencem , mas os exemplos arrastam."



A seguir alguns conceitos para ajudar a compreender melhor o que é Ética Ambiental:


" O QUE É ÉTICA AMBIENTAL ???"


É a relação entre o homem e a natureza, na qual somos responsáveis pela preservação do meio ambiente já que fazendo parte dele, defendendo o desenvolvimento sustentável, exigindo políticas ambientais eficazez, liderando ações objetivas para a recuperação de ecossistemas degradados e tendo a percepção de que somente com a Educação Ambiental criaremos cidadãos comprometidos com o meio ambiente.
Fonte: jessicazonias.blogspot.com



Ética Ambiental é o estudo da conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequentemente o compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global.
Fonte: br.answers.yahoo.com



Ética Ambiental trata-se de um ponto de vista racional os problemas morais relacionados ao meio ambiente.
Fonte: br.answers.yahoo.com



Ética Ambiental coincide em ser comprometido e ter atitudes, comportamentos e hábitos que estejam alinhados com as normas ambientais. Esse comportamento envolve o desejo de participar ativamente do processo de conservação, através de envolvimento e busca de informações. Atitudes e comportamentos constantes que tornam-se hábitos em prol desta grande empreitada que é a conservação do meio ambiente tão necessário, para a preservação dos seres vivos.
Fonte: br.answers.yahoo.com



Ética Ambiental é um conceito que amplia o conceito de ética, enquanto forma de agir do homem em seu meio social, pois se refere também à sua maneira de agir em relação a verdadeira natureza. A Ética Ambiental é considerada necessária, pois a conservação da vida humana é hoje compreendida como inserida na conservação da vida de todos os seres. Busca-se, com a Ética Ambiental, criar-se uma nova ordem mundial, onde o homem não satisfaz apenas seus desejos imediatos, mas, ao agir, busca atender seus desejos, limitados pelas necessidades de outros seres vivos, bem como os desejos de gerações futuras.
Fonte: pt.wikipedia.org.



Neste dia 05 de junho que é o Dia Mundial do Meio ambiente, queremos desejar para todos os moradores do planeta Terra: Feliz Dia do Meio Ambiente !!!
Concluímos esta postagem com uma frase do Huberto Rohden:
"A natureza não quer ser idolatrada nem brutalizada pelo homem. Não quer ser ídolo nem escrava, mas amiga do homem." 
(Huberto Rohden - Obra: Sabedoria das Parábolas, Editora Martin Claret, São Paulo , SP, 2004, p.166).

Nenhum comentário:

Postar um comentário