domingo, 14 de novembro de 2010

"O QUE É O PROJETO GUARDIÕES DA NATUREZA RIO CAETÉ ???"


PROJETO: GUARDIÕES DA NATUREZA RIO CAETÉ

APRESENTAÇÃO:

Considerando a problemática ambiental mundial, resultante principalmente da ação antrópica, é necessário que mudanças comportamentais sejam tomadas por todos os indivíduos. Por isso é de fundamental importância que haja uma revisão e implementação de conceitos e valores associados à natureza. (Kindel et. al. 2004).

Com esse intuito, a Educação Ambiental, que se refere "aos processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sólida qualidade de vida e sua sustentabilidade” (Art. 1º da Lei 9.795 de abril de 1999), é colocada como uma obrigação legal de responsabilidade de todos os setores da sociedade, do ensino formal e informal na lei 9795/99, que constitui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

Conforme Kindel et aI., a Educação Ambiental considera o ser humano como um integrante, agente na natureza e busca uma modificação na forma como esse se relaciona com ela. O processo ensino/aprendizagem requer que todos os envolvidos sejam sensibilizados frente às questões ambientais, para que ocorra uma conscientização, seguida da construção de novos hábitos e conhecimentos e respeito da nossa importância e responsabilidade com o ambiente.

Nessa perspectiva, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté propõe o desenvolvimento e aplicação de um projeto estruturado de Educação Ambiental na escola e na comunidade na qual está inserida.

Buscamos, por meio desse projeto, detalhar as idéias e ações a serem trabalhadas. Observando que esse não é um projeto fechado, ou seja, pode sofrer alterações ao longo de seu desenvolvimento, como fruto de sugestões e ou críticas de todos os indivíduos envolvidos.


OBJETIVOS:
GERAL:
Estruturar um grupo dinâmico de alunos com visão crítica especialmente sobre as questões ambientais, que seja atuante na sociedade e que, multiplicando conceitos e experiências, possa ser um incentivo para que toda a comunidade reflita e repense sobre seu papel e importância como cidadãos no mundo, assim como seus atos envolvendo a natureza como um todo.
ESPECÍFICOS:
Desenvolver no alunado, capacidades e sensibilidades para identificar e compreender os problemas ambientais para comprometer-se com as tomadas de decisões, entendendo o ambiente como uma rede de relações entre sociedade e natureza.

Proporcionar conhecimentos para proteção e melhoria da vida.

Despertar o interesse e a preocupação pelo meio ambiental, incentivando os educadores e educandos a participarem ativamente na melhoria e na proteção da natureza.

Proporcionar participação de todos, nas tarefas que têm por objetivo resolver problemas ambientais e melhorar o aspecto visual em alguns lugares da Escola.

Propiciar a todos os envolvidos no projeto a troca de experiências, buscando cada vez mais um ensino abrangente e consciente.

 METODOLOGIA:

O projeto trabalhará com três segmentos:
1. Aluno
2. Professor
3. Comunidade

ATIVIDADES COM OS ALUNOS:

Consistirá em um trabalho intenso e contínuo com um grupo de alunos que inicialmente chamaremos de “Os Guardiões da Natureza”, os mesmos terão acompanhamento e capacitação pela equipe de professores ambientais que logo passarão a atuar como multiplicadores.

Os alunos participarão de aulas passeio onde visitarão os campos experimentais da EMBRAPA e EMATER, para conhecerem os vários tipos de agricultura dessas entidades. Nas capacitações serão abordados temas como: saúde, mudanças climáticas, recursos hídricos, biodiversidade, desmatamento, reflorestamento, energia, fauna, flora, reciclagem, lixo, desenvolvimento sustentável, educação, empreendedorismo e outros. Tendo como eixo soluções aplicáveis ás problemáticas enfrentadas pela comunidade escolar.

A partir do conhecimento construído serão propostas aos alunos ações práticas como:
         - Campanhas educativas;
         - Realização da I Conferência de Meio Ambiente
         - Jornal falado (Rádio Escola Caeté)
         - Jornal escrito (Informativo Caeté)
         - Oficinas culturais e ecológicas
         - Horta comunitária
        - Plantio de árvores nobres: ipê, cedro, andiroba,   copaíba, pau-brasil, etc.
        - Manutenção dos jardins da escola
        - Coletiva seletiva de lixo
        - Reciclagem
        - Horta de plantas ornamentais .
        - Pomar  (árvores frutíferas)

O objetivo desse grupo de alunos é servir de exemplo para os demais colegas buscando uma efetiva conscientização nas tarefas de preservação do meio ambiente.

Principio básico do grupo será o diálogo entre alunos e professores ambientais, pois todas as ações serão decididas em conjunto, valorizando a democracia e respeitando as diferenças individuais.


ATIVIDADES COM OS PROFESSORES:

Os encontros com os professores terão como principais objetivos a troca de experiência, a discussão e reflexão através de leituras, estudo de caso, oficinas, questionários e relatórios, e também visar a integração de todos os professores da escola e que todos estejam sensibilizados com as questões ambientais da escola e da comunidade local.


ATIVIDADE COM A COMUNIDADE:

Serão oferecidas palestras, cursos, oficinas (Projeto Escola de Portas Abertas) enfocando soluções práticas de interesses das pessoas da comunidade, além de propiciar mudanças em suas vidas com o empreendedorismo que este projeto proporcionará, integrando comunidade à escola.             '


ATIVIDADES AMBIENTAIS REALIZADAS NA ESCOLA:
         - Projeto "Paredes que falam”
         - Projeto '"Escola de portas abertas"
         - Inclusão digital
         - Campanhas educativas
         - Feiras culturais
     - Projeto “Placas que educam” ("Cole aqui seu chiclete", "Não pise na grama", “mantenha limpa a nossa escola", "Lixo no lixo", etc.)
         - Sarau Literário
         - Show de calouros
         - Cidadania de escola
         - Grupo teatral
         - Danças regionais e folclóricas
         - Projeto "Família na escola”
         - Gincana culturais e ecológicas
         - Quermesse
         - Natal solidário
         - Aulas passeio (trilhas ecológicas)

AVALIAÇÃO:

Serão aplicados questionários para os alunos a fim de obter dados qualitativos do projeto. A avaliação dar-se-á de forma contínua, levando em conta a integração, disponibilidade, a cooperação, o companheirismo, a afetividade e o respeito.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/ 2008
Maio

Elaboração do projeto
Junho
Agosto
Apresentação
Setembro


Execução do projeto
Outubro
Novembro
Dezembro
             

RECURSOS:
Humanos:
Coordenadores, gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar e extra­escolar.

MATERIAIS:
Textos 
papel cartão       
mudas
Livros  
papel A 4            
sacos para mudas
Retroprojetor  
data-show            
baldes
Lâminas   
estacas  
regadores
Xerox    
adubo                  
mangueira para irrigação
Canetas
sementes           
tesouras de poda
Cartolinas
blusas                
Arames
Papel 40k                               
Bonés
Luvas
Pincéis   
Cola
Bolsas
Ferramentas  
tesoura              
Botas
                 

BIBLIOGRAFIA:

PARÁ. Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. Lixo este problema tem solução. Belém: 1997.

JAMES, B. Lixo e reciclagem. São Paulo: Scipione, 1993, 33  edição,coleção. Preserve o Mundo.

Revista Digitação, n° 74, mar e abril/2007.

Revista National Geographic.PHIC Brasil, ano 2007.
  
Revista Horizonte Geográfico. Ano 2007/2008.

PEARSON, Prenticer Hall. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo, 2005, 2 edição.


Um comentário:

  1. Quero presentear este blog com o selo número 03, ver postagem do dia o.03.2011, no blog:
    http://soapaixonadosporjesus.blogspot.com/

    Felicidades!!!

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