quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"DINAMARCA: O PAÍS DA BICICLETA"

                            Obs: Imagem extraída do site: arquiturinteriores.com

 
Obs: Imagem extraída do site: euvoudebike.com

 
Obs: Imagem extraída do site: 
turjoinville.com.br
                       Obs: Imagem extraída do site: bicicletanavia.mutiply.com


                 Obs: Imagem extraída do site: karis-dinamarca.blogspot.com



“DINAMARCA: O PAÍS DA BICICLETA”







“HÁ ALGO DE MUITO SAUDÁVEL NO REINO DA DINAMARCA”



Não há como negar: a bicicleta faz parte da paisagem da Dinamarca. Há 12 milhões de bicicletas no país de 5.5 milhões de habitantes – mais de duas bicicletas por pessoa. É uma instituição. Trata-se do meio de transporte mais incentivado pelo governo, desde o século XIX (19), quando as primeiras magrelas apareceram. A adaptação foi rápida. O terreno plano das cidades ajudou.


Com o aumento do tráfego, a poluição e o crescente sedentarismo das pessoas, os políticos dinamarqueses aprovaram a construção de ciclovias por todo o país. Resultado: há 10 mil quilômetros de pistas só para ciclistas. E lá todo mundo pedala mesmo. Criança, jovem, executivo, operário, dona-de-casa, idoso: um terço da população de Copenhague vai ao trabalho de bicicleta. E vai à escola, faz compras, paquera, transporta crianças e até cachorrinhos.


A sofisticação chegou ao ponto das cidades oferecerem “BICICLETAS PÚBLICAS”. Para usar é só colocar uma moeda de 20 coroas – 7 reais – nas máquinas que ficam perto de onde elas estão estacionadas, especialmente estações de trem, e liberar uma para você. Quando devolver a magrela, receberá a grana de volta.


O dinamarquês gosta tanto de bicicleta, que começa bebê: no destaque nas fotos, o carrinho que o papai ou a mamãe puxa com a cria.


Obs: Artigo do autor: João de Barros e foi retirado da Revista: Caros Amigos – Especial Meio Ambiente – Ideias e ações para um planeta mais limpo, ano XII, nº 43, junho de 2008. Site: www.carosamigos.com.br