domingo, 8 de maio de 2011

"FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"


"FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011:

TEMA: FRATERNIDADE E VIDA DO PLANETA

LEMA: "A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO." (Romanos 8,22)

APRESENTAÇÃO:
A Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema: "Fraternidade e a vida no Planeta" e como lema:"A criação geme em dores de parto" (Romanos 8,22), vem refletir a questão ecológica, como foco, sobretudo no problema das mudanças climáticas. Esta Campanha se coloca em sintonia com uma cultura que esta se expandindo cada vez mais, em todo o mundo: " DE RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE, DE RESPEITO PELO PLANETA TERRA",  pois é o lugar em que Deus nos colocou, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste lugar o "Paraíso com o qual tanto sonhamos", como defende Dom Dimas.

OBJETIVO GERAL:
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2011 é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e das pessoas de boa vontade sobre a atividade do aquecimento global e das mudanças climáticas e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições  de vida do planeta.

EXPLICAÇÃO DO CARTAZ:
O cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, está composto por uma arte em dois planos: uma frábrica ao fundo e no alto, com suas chaminés lançando fumaça na atmosfera, poluíndo e degradando o ambiente, a água do rio que está mais abaixo está escura e suja, visivelmente devastada; uma mureta separa os dois planos do cartaz: plano inferior e mais vivo mostra uma pequena árvore com suas raízes colocadas na mureta, ao lado de outra árvore mais verde que dá o exemplo de resistência as devastações e denúncia que: "a criação geme em dores de parto" (Romanos 8,22). A borboleta mostra que ainda existe esperança, mesmo com vida curta cumpre o seu papel no ciclo natural do planeta.

VISÃO DA IGREJA:
Com esta Campanha da Fraternidade 2011, no Brasil, os Bispos da CNBB e as comunidades de todas as Dioceses, bem como as pessoas de boa vontade e senso ecológico que constituem a sociedade organizada gritam juntos pela natureza agonizante:"UM S.O.S PARA O PLANETA TERRA", para que este seja respeitado e consiga garantir as condições de vida para todos. Enquanto não houver uma reforma dos costumes e das práticas ecológicas nas pessoas e nos grupos, nos governos, nas empresas, o "PLANETA TERRA", vai continuar produzindo efeitos auto-defensivos, hostis a humanidade, como os que ultimamente tem se tornado apenas um alerta do quanto mais poderá acontecer.

Obs:Informações retiradas do site: http://www.diocesedebraganca.com/